Viajar de madrugada, é mais barato?

Muitos amigos sempre me perguntam: Viajar de madrugada é mais barato? Buscar passagens aéreas depois da meia noite aumenta as chances de encontrar tarifas promocionais? A resposta é: sim, mas não sempre. Para voar dentro do Brasil essa lógica funciona bem, já que os voos no fim da noite/madrugada, normalmente, têm uma ocupação menor e  apresentam tarifas mais baratas, no período entre 22h e 6h. Outro bom horário para voar gastando menos é das 10h às 16h, pelo mesmo motivo.

Nos voos internacionais a lógica não é tão simples e pode ser, inclusive, inversa. Voos longos que saem a noite ou no início da madrugada são mais procurados, porque ajudam os viajantes a relaxarem – leia-se dormir, e também a aproveitar mais o tempo de viagem, chegando no destino de manhã ou no início da tarde. Os voos durante o dia nos Estados Unidos e na Europa, por exemplo, costumam ser mais baratos do que os que saem a noite ou de madrugada. Apesar das frequências internacionais antes das 18h serem mais raras aqui, é bem comum nos aeroportos estrangeiros, ou seja, não é difícil passagens promocionais terem voos de volta partindo no meio da tarde ou de manhã.

Mas e comprar as passagens de madrugada, é melhor? Não. Na verdade, não existe nada de especial na madrugada, exceto que o número de pessoas acessando as páginas das companhias aéreas tende a ser menor. Em dias de grandes promoções, isso pode fazer a diferença, já que muitos sites ficam instáveis e até caem por conta do tráfego intenso. Porém, foi-se  o tempo em que você precisava aguardar a madrugada de sexta para sábado, para conseguir aproveitar a Mega Promoção da TAM ou o Super Feirão da Gol, por exemplo. Hoje, quem espera um pouquinho mais e faz a sua compra no meio do final de semana consegue preços melhores, já que as companhias aéreas ficam competindo entre si e baixando ainda mais as passagens ao longo das promoções.

O que fazer para conseguir as melhores tarifas? Seguem algumas dicas:

  • Tenha em mente que preço não é tudo e que seu tempo vale dinheiro. Um voo direto um pouco mais caro, pode ser mais econômico do que um com várias conexões mais barato, já que você perderá horas preciosas da sua viagem e terá que pagar mais taxas de embarque;
  • Seja maleável quanto a data e o horário do seu voo. Sair na quinta, ao invés de sexta, e voltar na segunda, no lugar de domingo, pode garantir uma boa economia;
  • Inclua aeroportos menores ou mais distantes na sua busca. Se você voa desde São Paulo para destinos nacionais, por exemplo, pode embarcar em Guarulhos, Congonhas ou Campinas.

Agora que você já sabe como fazer, coloque a mochila nas costas e vá!

Fonte: Voopter

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × dois =

Previous reading
Como reduzir espaços vazios em sua mochila!
Next reading
Ambiente selvagem, como achar água!