O passeio de trem entre Curitiba, Morretes e Paranaguá (vai até Paranaguá aos domingos) é para quem busca um passeio de ecoturismo e de aventura, próximo da natureza e com paisagens de tirar o fôlego. Antes de Morretes, o trem faz uma parada na estação do Parque Estadual do Marumbi, onde é possível acampar. Para isso, é necessário preencher um formulário de visitação na administração do Parque que fica na estação. Formulário que tem como objetivo controlar a quantidade de visitantes e a segurança dos mesmos. Para mais informações, ligue no telefone comunitário que fica na administração (41) 3432-2072). A opção de Camping fica situada na parte baixa ao lado da administração.

História:

A Ferrovia Curitiba Paranaguá começou a ser construída em 1880. Mesmo sendo considerada por muitos engenheiros da época de ser impossível de ser construída, foi concluída e 1885. Devidos aos desafios da sua construção, desafios em grande parte por seu trajeto sinuoso pela Serra do Mar, esta ferrovia é considerada uma obra de arte. Com 110 km de extensão que passam pela área mais preservada da Mata Atlântica,com mais de 13 túneis, 30 pontes e vários viadutos. Diariamente há trens partindo de Curitiba para Morretes e, aos domingos vai até Paranaguá. A viagem dura aproximadamente 3 horas na ferrovia de 127 anos de história.

51371250
Túnel Roça Nova – PR
Túnel do Diabo – PR
35
Cachoeira Véu de Noiva – PR
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Santuário do Cadeado – PR
A Cervejaria Badebrown de Curitiba Pr, promovel uma passeio diferente Beer Train a onde os convidados foram levados para fazer um passeio de trem saindo de Curitiba a cidade histórica de Morretes no litoral paranaense, uma viagem de 110 Km pela mata atântica na famosa estrada de ferro de 125 anos. Durante o percurso os cervejeiros poderam apreciar varios tipos de cerveja. Curitiba 16/02/2013.//Na foto paisagem vista do trem.//foto Denis Ferreira Netto.
Ponte São João – PR – Foto: Denis Ferreira Netto.
Passeio_de_Trem_Curitiba_Serra-do-Mar_Morretes_Paranguá-4
Viaduto Carvalho – PR

Morretes:

Fundada em 1721 Morretes fica na Serra do Mar Paranaense, entre Curitiba e o litoral. Tem um clima agradável e variadas opções para ecoturismo devido a sua localização privilegiada. Atrações gastronômicas é outro ponto forte desta pequena e antiga cidade de construções históricas que atraem centenas de turistas de todo Brasil. Descer a serra e passar o domingo em Morretes já é uma opção natural dos curitibanos nos finais de semana.
O que tem: Culinária Típica, Estrada da Graciosa, Trilhas da Serra do Mar, Centro Histórico, Parque Marumbi, Porto de Cima, Rio Nhundiaquara.
Eventos mais conhecidos : Festa da Cachaça, Passeio Ciclístico, Festa Feira Agrícola e Artesanal, Festival de Inverno, Festa do Barreado.

morretes
Vista da Linha Férrea – PR
estacao-pico-marumbi
Estação Morumbi – PR
Passeio_de_Trem_Curitiba_Serra_do_Mar_Morretes_Parangu_3_
Vista da Linha Férrea – PR

Paranaguá:

Paranaguá, como Morretes e Antonina também é uma cidade histórica do litoral do Paraná. A cidade foi fundada em 1648 e mantém grande parte de suas construções históricas. A construção da ferrovia ligando Curitiba à Paranaguá deu grande impulso ao desenvolvimento da cidade e hoje, o porto de Paranaguá e o segundo porto em volume de carga do Brasil.

Para mais informações sobre tarifas, horários, pacotes e convênios: consulte a operadora Serra Verde Express pelo telefone (41) 3888-3488 ou pelo site Serra Verde Express.

Assista o vídeo:

Mapa do trajeto:

mp

2 Comentários

  • Marcelo Marcos,

    Olá,
    Incrível seu Blog, parabéns !!! Super ilustrativo e informativo ! Suas fotos estão absurdo de lindas !!!
    No mês de agosto irei a Curitiba e qro muito fazer o passeio de trem até Morretes.
    Curto de montão trekkings e acampamentos em montanhas.

    Qdo virá curtir as montanhas do Rio de janeiro ?

    Um forte abraço !!!

    • Luis H. Fritsch,

      Obrigado pelo comentário Marcelo.
      Já temos alguns planos para conhecer as montanhas ali do Rio de Janeiro!
      Abraço.

  • O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Leitura anterior
    Lagoinha do Leste
    Próxima leitura
    Trem das Nuvens, uma nova viagem!