O Salto da Aratinga está localizado na Estação Ecológica Estadual da Aratinga, em Itati, RS. Encontrar um local de onde seja possível observar o salto inteiro é uma aventura para poucos.

Salto da Aratinga

Há inúmeras outras quedas d’água dentro da Estação, duas logo abaixo deste grande salto, mas o acesso é a elas extremamente complicado. O Salto da Aratinga, no Arroio Corneta, tem 164 metros.

Estação Ecológica Estadual Aratinga

Foi criada em 1997 pelo Decreto Estadual n° 37.345. Sua área é de 5.882 ha, localizando-se entre os municípios de São Francisco de Paula (RS) e Itati. Seu plano de manejo foi regulamentado em 2008 pela portaria n° 91 da Secretaria do Meio Ambiente do Estado.

A Estação Ecológica Estadual Aratinga ocupa porções do Planalto e da encosta da formação Serra Geral, abrangendo o vale do arroio Carvalho, importante tributário do rio Três Forquilhas, incluindo suas nascentes. As altitudes variam de 160 a 930 metros, contemplando o gradiente Floresta Ombrófila Densa – Floresta Ombrófila Mista – Savana Gramíneo-Lenhosa (Floresta de Encosta – Floresta com Araucária – Campos de Cima da Serra). Os objetivos de criação da ESEC Aratinga são: a proteção das belezas e recursos naturais, em especial a flora e a fauna, a realização de pesquisas básicas e aplicadas em ecologia, a proteção do ambiente natural, e o desenvolvimento da educação ambiental.

Aratinga

Como chegar no Salto da Aratinga

A Estação Ecológica Estadual (EEE) Aratinga é área de preservação e o acesso à sua área deve ocorrer somente com autorização dos responsáveis. Não é local para aventureiros ou turistas de final de semana, tendo em vista a fragilidade do ambiente em que se encontra e a extrema necessidade de preservação deste importante recanto natural.

Contato

Responsável: Biól. Ketulyn Füster Marques

(54) 3244.3961 – 3244.1710 – 3244.1721

Se você gostou desse novo destino, então compartilhe com seus amigos e não esqueça de nos seguir nas mídias sociais via Instagram e Facebook.

Está com dúvidas, fale conosco via  WhatsApp

Clique para se conectar com a gente

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitura anterior
Trilhas Fazenda do Pontão
Próxima leitura
Salomon Speedcross 5