Rapel: O mundo do esporte e da emoção

Rapel é um esporte considerado técnica vertical,  e aplicado como  um dos mais aventureiros. A prática do rapel, seja ele em ambiente urbano ou natural, só pode ser feita mediante adoção de várias medidas de planejamento e segurança. Tais medidas transformaram a técnica de descida em corda, usada por profissionais que trabalham em altitudes como, espeleólogos e bombeiros.

Rapel
Foto: Outddor Equipamentos

O esporte não se trata apenas de subir prédios, montanhas ou pontes para simplesmente depois descer usando uma corda. Além de um planejamento prévio, que envolve o reconhecimento do local, o rapel requer ainda conhecimentos técnicos e uso de equipamentos de segurança próprios, os quais os praticantes devem estar familiarizados antecipadamente.

Antes de descer em paredes, vãos livres,encostas, picos ou cachoeiras, com o auxílio da corda, equipamentos adequados devem estar ao alcance de quem pretende se aventurar , tais como: conhecimentos como resistência do material;  manuseio do equipamento, técnicas de primeiros socorros; uso de luvas e capacete.

Rapel
Foto: Marcio Basso

A cada nível de descida é exigido mais conhecimento do praticante. Esse conhecimento deve ser repassado por pessoas preparadas e capacitadas em cursos de acordo com regras de segurança estabelecidas pela mesma legislação que regulamenta a execução de trabalho em altura.

Rapel
Foto: Marcio Basso

O Rapel é um esporte para ser praticado em grupo. Estar bem alimentado e respeitar seus próprios limites e do companheiro e nunca deixar a autoconfiança tirar sua atenção das medidas de segurança que são constantemente exigidos de quem  o pratica.

Rapel
Foto: Fabinho Oliveira

Lugares para praticar rapel:

Cascata do Salto Ventoso – Farroupilha/RS

Cascata do Chuvisqueiro – Rolante/RS

Cachoeira dos Marins – Cotiporã/RS

Cascata da Gruta 3° Légua – Caxias do Sul/RS

Cachoeira Salto Escondido – Nova Roma do Sul/RS

– Gparque Farroupilha – RS

– Mirante Gelain – Flores da Cunha/RS

Empresa que oferece equipamentos, cursos e descidas de rapel:

Outdoor Equipamentos

Texto: Luís H. Fritsch/Patrícia de Cesaro

1 Comentário

  • Adriano Bernardi,

    Boa noite! Sou do RS prático o rapel em pontes ferroviária e estou procurando uns grupos ligado neste esporte para trocar umas ideias. O grupo tem watts?

  • O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Leitura anterior
    Parque Cascata da Usina Farroupilha – RS
    Próxima leitura
    Cascata do Chuvisqueiro – Riozinho/RS