No último sábado (15) a cidade de Nova Petrópolis, mas especificamente dito o Ninho das Águias, foi palco da 2ª Etapa do Circuito Trilhas & Montanhas 2020. Com distâncias de 5, 12 e 19 quilômetros de corrida (trail running); o evento contou com a participação de 850 atletas.

O Ninho das Águias está localizado a Noroeste do município de Nova Petrópolis, permitindo uma vista panorâmica de 270º graus da região do Vale do Caí. O local fica distante apenas 4 Km da cidade e fica a uma altitude de aproximadamente 684 metros. Sendo ponto ideal para a prática de vôos livres além de outros esportes.

Ninho das Águias
Créditos: Parque Ninho das Águias

A PROVA…

No briefing antes da largada da prova – como de costume – nos foi passado todas as informações importantes a respeito do percurso, como sinalizações, pontos de água, tempo limite para encerrar…além de nos ser informado que o “fechador” do percurso longo seria o grande Sidi Saraiva (Campeão Geral do CTM 2019 – Categoria Longa).

“Depois de um 2019 repleto de fortes emoções disputando o CTM. Para 2020 decidi, treinar mais, competir menos, investir no meu Food Truck (Fome de Viver) e trabalhar junto a L & E Eventos. Sábado fiz o apoio na montagem do evento e o mais legal o “vassourinha”, fui junto ao último colocado, conversando, incentivando, dando um espaço para o mesmo ter seu tempo de reflexão e silêncio na natureza.

O pré evento é uma sensação de que tem mil coisas para fazer! Mas a logística perfeita e a sincronia da equipe L & E Eventos é de deixar qualquer um de boca aberta!” relembra Sidi.

Finalizando o briefing, o Luís nos informou que os percursos haviam sido traçados pelo atleta da equipe Trail Running Caxias, Rogério Andretta. Dei uma olhada rápida para o número de peito, no qual também havia o mapa da altimetria e tive certeza absoluta que o “serrote” traçado pelo Andretta, seria casca grossa.

Ninho das Águias é palco da 2ª etapa do CTM 2020
Créditos: Anelise Leite / Clic Run

Contagem regressiva e pontualmente às 14h15min largamos para a 2ª Etapa do Circuito Trilhas & Montanhas 2020, percurso longo. Os quilômetros iniciais foram de uma descida super empolgante em um estradão, até entrarmos na primeira trilha.

Já percorrendo o início da trilha, o calor escaldante no estradão foi amenizado com a sombra das árvores. Os primeiros 5,5 quilômetros foram tranquilos até o primeiro ponto de água, dali em diante tínhamos mais alguns quilômetros de descida e a partir do km 9 seria praticamente só subida até cruzar a linha de chegada.

Descendo uma das tantas trilhas, comecei a encontrar os primeiros corredores já subindo. Lembro de ter trocado algumas palavras de incentivo com a Saionara, Gabriel, Ronaldo, Fabrícia, Marta, Josemar…entre outros amigos. E lembro-me perfeitamente do Jose dizendo “Aproveita a descida!” (risos).

Obedeci a dica e segui empolgada o final da descida (trilha) até o ponto de controle e em seguida começamos a escalada. Acredito, que ali era a metade da prova.

Montamos um pequeno grupo de corredores, acredito que estavámos em 5 ou 6 e seguimos em um ritmo constante até o próximo ponto de água, no km 13. Ali o Duda, João, uma enfermeira da equipe Magda Chagas e um fotográfo da Clic Run, nos aguardavam com água e para a alegria de todos, com aquela Coca bem gelada.

Atleta Jasmine Benato - Curtlo BR, Patos do Sul, Salomon
Créditos: João Pedro Pedroso / Clic Run

Pequena pausa para repor as energias e agora seguimos em quarteto, eu, Elizane, Maria Angela e Alexandre. Não conhecia nenhum dos três, mas já os considero como amigos! Fizemos praticamente toda a prova juntos, hora conversando, hora rindo, hora em silêncio (risos)…

O último quilômetro foi a famosa pista de Downhill Ninho das Águias, só que diferente dos ciclistas nós não descemos ela, mas subimos! Percorrer os últimos metros da prova em trilha e quase na chegada encontrar o Rogério Andretta incentivando à todos, foi fantástico.

Ninho das Águias é palco da 2ª etapa do CTM 2020
Créditos: Daniela Silva / Clic Run

CAMPEÕES 2ª ETAPA DO CIRCUITO TRILHAS & MONTANHAS 2020

NINHO DAS ÁGUIAS

Distância Curta:

Marli da Rosa Vieira – Academia Corpus Move – Tempo Líquido: 28min39seg

Danimar Bonai – Trail Running Caxias – Tempo Líquido: 23min30seg

Distância Média:

Caciane Lucia Zonatto – Night Runners Gravataí – Tempo Líquido: 01h25min

Evandro Audibert – KM Livre – Tempo Líquido: 01h

Distância Longa:

Saionara Caracio Fiore – PA Runners – Tempo Líquido: 02h25min

Rogério Andretta – Trail Running Caxias – Tempo Líquido: 02h07min

“Quando fui convidado a apresentar as três distâncias (curta, média e longa) dessa 2ª Etapa do CTM, pensei logo em traçar os trajetos passando pelo máximo de trilhas possíveis. Aproveitando toda a diversidade de caminhos pela mata, principalmente na distância dos 19 Km, indo do ponto mais alto ao mais baixo e retornando pelo lado oposto, além de apresentar trechos muito técnicos tanto em descidas quanto em subidas.” relembra Rogério Andretta, que pós evento só ouviu elogios sobre o mesmo.

Rogério Andretta Ninho das Águias
Créditos: Alex Viana / Clic Run

A 2ª Etapa do Circuito Trilhas & Montanhas foi uma promoção e realização da L & E Eventos. Com o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis, Secretaria Municipal de Turismo, Baú do Esporte, 3C Timing, Clic Run e Youmovin.

2 Comentários

  • André Dias,

    Parabéns pela bela reportagem. Descreveu perfeitamente o que foi está prova casca grossa!!

    • Jasmine Benato,

      Grandeee André!
      Obrigada pelo carinho de sempre…prova “casca grossa” bem do jeito que gostamos! hehe

      Abração e até a 3ª Etapa do CTM!!!

  • O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Leitura anterior
    Jasieli, única gaúcha na Seleção Brasileira de Skyrunning 2020!
    Próxima leitura
    Cascata Santa Bárbara