Morretes/PR, cidade no litoral Paranaense

Algumas das estradas mais bonitas do país são as que levam a Morretes/PR, cidadezinha do litoral Paranaense famosa pelas construções históricas e pelo Barreado, um prato típico regional. Partindo de Curitiba, pode-se ir de carro ou de trem. A primeira opção é via Estrada da Graciosa – e o nome já diz tudo!
Portal-Graciosa-Capa
São 33 quilômetros de curvas, paralelepípedos e paisagens panorâmicas que descortinam encostas floridas, mata Atlântica, picos e cachoeiras. De tão encantadora, a estrada inaugurada em 1873 é pontilhada por mirantes para que os viajantes possam apreciar o visual e tirar fotografias. Vale aproveitar as paradas também para comprar deliciosas balas de banana, além de cachaça e mel.
18-04-07- Quatro Barras - Vistas da PR 410 conhecida como Estrada da Graciosa terá o trafego de ônibus de turismo proibido.
Vistas da PR 410 conhecida como Estrada da Graciosa
Quem optar pelo trem faz uma belíssima viagem de três horas. São 110 quilômetros em meio à serra do Mar, cortando a mata Atlântica e passando por 13 túneis e pontes. Inaugurada em 1890, a estrada de ferro é uma das mais antigas em funcionamento no país. Os passeios acontecem nos finais de semana e há três classes de vagões: econômico, turístico (guia e lanche) e litorina (guia, lanche e luxo). Leia mais…
DSCN2807
trem
Uma vez em Morretes, conheça os muitos atrativos da cidade fundada pelos jesuítas em 1733, às margens da baía de Paranaguá. No centro, os destaques são as construções históricas bem-preservadas e que hoje abrigam museus e espaços culturais. Já nos arredores, a natureza oferece uma gama de atividades radicais, como as caminhadas pela serra do Mar que levam aos saltos dos Macacos e da Fortuna; os trekkings no Parque Estadual do Marumbi; e o bóia-cross pelas águas geladas do rio Nhundiaquara.
DSCN2829
Morretes/PR – Brasil
GOPR0351
Hotel e Restaurante Nhundiaquara – Morretes/PR – Brasil
DSCN2835
Morretes/PR – Brasil
DSCN2847
Morretes/PR – Brasil
GOPR0347
Rio Nhundiaquara – Morretes/PR – Brasil
Para repor as energias, experimente o Barreado. A iguaria é preparada em panela de barro e feita com pedaços de carne e farinha de mandioca. O cozimento dura entre três e 12 horas e o prato, de dar água na boca, é servido acompanhado por banana da terra e laranja.
79e39803465e516a42354eebaf281fc6
Barreado – Prato típico da região
0

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitura anterior
“Viajem” ou “viagem”, qual a expressão correta?
Próxima leitura
Navio encalhado, hospede-se!