La Paloma é um dos destinos da costa uruguaia

La Paloma é um balneário distante 120 quilômetros de Punta del Este e 158 quilômetros da fronteira com o Brasil, localizada no departamento de Rocha. É a região mais desenvolvida de Rocha, com muitos restaurantes, bares e hotéis.

O que fazer em La Paloma

La Paloma é um dos destinos emblemáticos da costa uruguaia. Faz mais de um século que é a praia preferida por famílias de toda a região, que encontram aqui propostas para todas as idades e todos os estilos. Praias repletas, ondas solitárias, tesouros históricos, movimento à noite e muitas atividades se combinam em La Paloma convertendo-a em um dos lugares mais atrativos do turismo no Uruguai. Saiba tudo o que há para fazer e conhecer na praia.

O centro de La Paloma é repleto de comércios. Na avenida principal (Nicolás Solari), no centro de La Paloma, estão os restaurantes, bares, sorveterias, lojas e feiras frequentados pelos visitantes deste balneário durante a tarde e a noite.

Praias: La Paloma tem extensos quilômetros de costa onde se formam praias muito diferentes, para diferentes perfis e atividades. O centro da cidade está rodeado por duas baias, Bahia Grande e Bahia Chica, muito concorridas e de estilo familiar. La Balconada é a praia mais afamada, com um sofisticado parador e um caráter algo mais distendido e juvenil. Los Botes é uma chamativa praia de pescadores, enquanto que El Cabito tem belas praias naturais para fazer mergulho. La Aguada, Corumba e Zanja Honda têm ondas bravas que fascinam aos surfistas. Os que preferem o descanso e natureza agreste, poderão se dirigir a Antoniópolis, Costa Azul ou Arachania, uns três quilômetros ao leste de La Paloma.

La Paloma

Farol: O Farol de Santa María é a construção mais antiga de La Paloma (edificado em 1874) e um de seus cartões postais mais representativos. É possível ingressar ao faro e subir até a cima, de onde se contemplam incríveis panoramas da praia. Ao redor do faro se construíram as primeiras residências da cidade, no que se denomina o Cabo de Santa María, com interessantes construções históricas.

História sobre o farol

Em 1872, o farol de La Paloma estava praticamente construído, quando em uma noite de maio, um temporal começou a ganhar força, soprando um vento muito forte. Desconfiado, um dos franceses (de sobrenome Louis) que trabalhava na construção subiu a escada e comprovou que havia umas ranhuras na parede.

Avisou seu companheiro e seu chefe, que não lhes deram atenção. Louis, sem dar mais explicações, saiu do seu posto de trabalho e caminhou embaixo da chuva até a casa mais perto.

Na manhã seguinte, olhou para o horizonte e não viu mais o farol, que havia sido destruído pelo temporal. Ao todo foram 17 os mortos na “tragédia del faro”. O farol estava sendo construído com água do mar, que não fixava direito os materiais. Assim, em 17 de maio de 1872, os corpos dos funcionários do farol foram sepultados, todos em um mesmo lugar, denominado hoje como “El Cementerio del Faro Viejo” (O cemitério do farol velho). O cemitério fica a 100 metros do farol.

IMG_3290

Para subir no Farol

Os visitantes podem subir no farol e contemplar uma linda vista da região.

Preço: Sob Consulta

Localização: Acesso pela Avenida del faro, ao final da Avenida Nicaolás Solarí.

Horário: Sábados, domingos e feriados das 16 h e 30 min às 18 h e 30 min. Os horários podem mudar em função das épocas do ano.

Camping em La Paloma

Camping Aguada

camping_lapaloma_trs3

Um lugar enorme, muito arborizado, localizado na beira da praia, é organizado e limpo.

Infraestrutura: Internet Wi-Fi, mini-mercado, restaurante, energia eléctrica, telefone público Chuveiros com água quente, transporte público na porta para vários passeios na área, lavandarias, quiosque com funcionamento 24 horas, Apenas acampamento com acesso direto à praia, campo de futebol, quadra de vôlei, quadra de basquete, cobertura de saúde, parque infantil, sala de recreação, jogos, pebolim, ping-pong.

camping_lapaloma_trs2

camping_lapaloma_trs4

As áreas para camping são constituídas por solo de areia firme, móveis, energia elétrica, churrasqueira e dispõem de pinheiros proporcionando sombras. Tem área da Juventude e da Família e é classificada em 3 categorias de acordo com os serviços que oferecem.
Área A: Conexão elétrica, água própria, churrasqueira, mesa, piscina individual, mesa e bancos.
Área B: churrasqueira, mesa e bancos, conexão elétrica e água compartilhado. (Embora tenha quase os mesmos serviços que a área A, esta área é mais desprovido de sombra no verão).
Área C: Fogão, mesa e bancos, o acesso a piscina e conexão elétrica compartilhada.

Valores por dia e por pessoa: $ 270 Pesos Uruguaio – R$ 34,97 reais.

Contato: Camping Aguada

Como chegar:

La Paloma

Como chegar a La Paloma

A entrada a La Paloma está no quilômetro 228 da Rodovia 9. Acesse a Rodovia 15, que chega a cidade de Rocha. A Avenida Solari é a principal da praia, a qual conduz do centro ao Farol. A Avenida del Navío e a Rua Paloma atravessam a península de norte a sul. A costaneira Botavara leva às praias do oeste enquanto que a costaneira Tabaré conduz às do leste.

mapa_la_paloma_trs

Como chegar a La Paloma saindo do Brasil (pelo Chuí)

Pegar a Rota 9 até Rocha e de lá pegar a Rota 15, em direção a La Paloma.

Veja mais fotos de La Paloma – Uruguai 

La Paloma

La Paloma

La Paloma

La Paloma

La Paloma

Edição: Luís H. Fritsch

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitura anterior
Usando a macrofotografia na natureza
Próxima leitura
Lugares no mundo para viver como hippie