Gruta Nossa Sra. de Lourdes

A Gruta Nossa Sra. de Lourdes Da Terceira Légua, fica localizada na estrada do Imigrante, na cidade de Caxias do Sul, Estado do Rio Grande do Sul. No local se encontra uma linda cachoeira, para se chegar na gruta tem uma escadaria composta por 150 degraus, sendo que cada degrau equivale a uma oração de Ave Maria, sendo assim o total de degraus equivale a um Rosário ou três terços segundo os religiosos católicos.

Gruta Nossa Sra. de Lourdes
Escadaria que leva a Gruta
Gruta Nossa Sra. de Lourdes
Gruta Nossa Sra. de Lourdes

No local são realizadas missas no segundo domingo de cada mês.

O local também se destaca por ser um lugar para a praticas de rapel e escalada.

Gruta Nossa Sra. de Lourdes
Ponto de Início do Rapel

Gruta Nossa Sra. de Lourdes

Gruta Nossa Sra. de Lourdes

A Gruta é atualmente o ponto preferencial da escalada esportiva gaúcha. As 41 vias  de acesso, em sua grande maioria, são negativas a teto, atraem escaladores esportistas fanáticos de todo o Brasil que se internam nas estéticas e diplomadas vias.
Todas as vias da Gruta são protegidas com chumbadores 3/8 e chapeletas homologadas. As paradas são duplas e com corrente, garantindo assim a segurança necessária para uma boa escalada.

Gruta Nossa Sra. de Lourdes

A gruta é um abrigo de Basalto com um teto “escalável”, ou seja,   você pode escalar, desde que  seja experiente na atividade e domine um grau acima do décimo!

Gruta Nossa Sra. de Lourdes
Foto: Internet

Para se chegar a cachoeira da terceira légua existem varias trilhas depois da gruta, mas todas levam ao mesmo lugar, umas são mais curtas outras são mais longas, a trilha do lado direito da gruta está fechada pois existe um grande risco de deslizamentos de pedras, as trilhas são de nível fácil, porém são muito escorregadias pelo fato que a região é muito úmida.

Ao chegar na cachoeira a vista é impressionante, tem aproximadamente 60 metros de altura, há pouco tempo atrás era possível fazer descidas de rapel na cachoeira, hoje essa prática está proibida pois existe um grande risco da crista da cachoeira desabar, a Prefeitura de Caxias do Sul/RS contratou geólogos para estudar o tipo de rocha existente no local, e assim foram proibidas às descidas de rapel na cachoeira.

Gruta Nossa Sra. de Lourdes
Cachoeira da 3° Légua

Como chegar na Gruta Nossa Sra. de Lourdes:

De Carro:
Há várias formas de se chegar à Gruta (Gruta da Nossa Senhora de Lourdes). Saindo de Porto Alegre, acesse a BR-116 em direção à serra gaúcha, passando por Nova Petrópolis. No pedágio de Vila Cristina (entre Nova Petrópolis e Galópolis) zere o hodômetro. Há dois desvios bem óbvios que todos fazem para não passar pelo pedágio. Siga o fluxo, pois 90% dos carros usam um dos desvios. No 9,3 quilômetros, numa cruva à direita com barreira de contenção à frente entre à esquerda na estrada vicinal. Recomenda-se passar a curva e fazer o retorno mais a frente por segurança. Siga pela estrada de chão por mais uns 4 quilômetros até a entrada da Gruta à esquerda. Estacione o carro e desça a escadaria até a base das vias.

De ônibus:
Na rodoviária de Caxias do Sul, tome a linha Terceira Légua, da empresa Visate (visite o site da empesa para visualizar os horários e o itinerário) e desça em frente a Igreja São Pedro São Paulo. Continue caminhando e à diante 50 metros, vire à esquerda na próxima estrada de chão e siga por mais 2 quilômetros à pé.

88UT_211550_289562435

Fotos: Marcio Basso

2 Comments

  • JOSYANE',

    lugar simplesmente abençoado!!!

  • sabrina rheinheimer,

    Lugar maravilhoso, lindo demais e uma comida maravilhosa!!!

  • O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    4 × 1 =

    Previous reading
    3º Dia: Pedra da Mina até o Pico dos Três Estados
    Next reading
    1º Dia 15/03 – Iniciando a viagem – Patagônia