Deadvlei e o Deserto de Namíbia

Uma floresta congelada no tempo: assim é o Deadvlei, uma área desértica na Namíbia povoada por árvores de mais de 900 anos de idade, mortas pela seca, mas ainda de pé, petrificadas.

Deadvlei e o Deserto de Namíbia

Dead Vlei vem sendo aclamada por estar circundada pelas maiores dunas de areia do mundo, em que a maior delas, conhecida como “Big Daddy” ou “Crazy Dune”, chega a alcançar a estonteante altura de 300 a 400 metros. Entretanto, quanto a este tópico ainda há longas discussões; sabe-se apenas que Dead Vlei possui algumas das maiores dunas conhecidas, mas não se de fato Big Daddy é a maior do mundo. Quanto ao solo de argila branca, este foi formado após uma grande precipitação, quando o rio Tsauchab inundou formando rasas e temporárias piscinas, onde a abundância de água permitiu a uma espécie de acácias (Acacia erioloba) a se desenvolver. Porém, a ocorrência de algumas mudanças climáticas fez com que dunas de areia invadissem a área junto ao rio, impedindo que este chegasse à região. Isto, portanto, ocasionou uma grande aridez, e transformou o local no que hoje é conhecido como Dead Vlei.

Deadvlei e o Deserto de Namíbia

Com seus esqueletos de árvores esparsos pelo solo branco, a região é conhecida por parecer um território de outro planeta.

Deadvlei e o Deserto de Namíbia

“O fotógrafo  Michael Poliza, da Alemanha, já fotografou paisagens áridas e remotas ao redor do mundo. Lançado em 2006, seu primeiro livro ÁFRICA, publicado pela TeNeues, capturou paisagens notáveis do continente e continuou a fotografar a região. Esta galeria mostra algumas de suas fotos marcantes da Namíbia”.

Deadvlei e o Deserto de Namíbia

Deadvlei e o Deserto de Namíbia

Deadvlei e o Deserto de Namíbia

Deadvlei fica na região do deserto de Sussublei, dentro do Parque Nacional Naukluft. O portão do parque fica perto da vila de Sesriem.

Deadvlei e o Deserto de Namíbia

O clima é extremamente quente, mesmo no inverno, e não há água na região. Recomenda-se que os turistas levem ao menos dois litros de água por pessoa, além de protetor solar, chapéu, óculos de sol e blusa de manga comprida.

Deadvlei e o Deserto de Namíbia

Nosso Planeta é impressionante e, apesar das enormes interferências humanas, ainda existem algumas obras da natureza intactas e difíceis de serem reproduzidas por qualquer pintor ou mestre dos efeitos especiais.

1 Comentário

  • Rafael Leick,

    Caralho, que lugares fodas! Quero conhecer pra ontem!

  • O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    um × três =

    Leitura anterior
    Parque Nacional Lá Reunion
    Próxima leitura
    Dicas de viagem que ninguém revela!