Próximas capacitações

CMC – Competências Mínimas de Condutor

O treinamento de Condutores e Líderes foi conduzido de forma intensa e brilhante por um dos melhores instrutores do Brasil, Josemar Contesini, da empresa “Aparados da Serra Adventure”. Contou também com os ensinamentos valorosos dos professores Alcides Vieira Costa, Theo Vieira Larratéa, da “Animal Plan”, e Evandro Luis Clunc e Lucas Ferreira, da “Sol de Indiada”.

Além de todo conhecimento teórico e prático de altíssima qualidade, o treinamento buscou trazer uma conexão com a natureza, com o sagrado, com nosso planeta, formando condutores capazes de se conectar com as pessoas, de tocar as pessoas com uma cultura de atividades de aventura e turismo na natureza sem causar impacto, sem deixar rastros.

Aliás, o “não deixar rastros” é a tradução livre do “Leave no Trace”, que foi um curso extra que alguns de nós fizemos simultaneamente ao treinamento durante esses cinco dias. Os princípios do Leave no Trace trazem as orientações para desfrutarmos da natureza de forma sustentável, evitando impacto no ambiente natural.

Continue lendo esse relato incrível da Dianne Schaldach!

 

Instrutor – Josemar Contesini

Josemar, 45 anos, paulista, residente na Serra gaúcha, nos Aparados da Serra, em Cambará do Sul – RS, desde 2005. Atuante no mercado brasileiro como operador de ecoturismo e atividades de aventura desde 1998, desenvolvendo atividades orientadas em ambientes naturais, com o objetivo de proporcionar aos visitantes, o desenvolvimento pessoal e interpessoal com a vida ao ar livre, vivenciando os aspectos ambientais e culturais das regiões visitadas.

Auditor do INMETRO da ABNT NBR 15331 – SGS – Sistema de Gestão da Segurança em Turismo de Aventura; atua como condutor de Rafting, instrutor e avaliador da IRF – International Rafting Federation; socorrista e resgatista; WAFA – Wilderness Medicine Institute. Instrutor dos Cursos das NBRs ABNT de Ecoturismo e Turismo de Aventura e qualificação profissional.

Ultimamente exerce a função de coordenador comercial e operacional na Empresa Aparados da Serra Adventure, estando a frente das formatações de novos produtos e atividades de turismo de aventura. Além de atuar nas horas vagas como condutor local de Ecoturismo e turismo de aventura.