Comida Mateira o que é isso?

 É a técnica de se cozinhar sem o utilização de utensílios domésticos. É a comida típica dos escoteiros nos acampamentos. Preparar a própria comida é um desafio e sempre uma grande distração para os jovens. As técnicas de cozinhar em acampamento fazem parte do programa de treinamento dos escoteiros. A comida mateira ainda é uma importante alternativa a comida rotineira industrializada.

Para sua realização, o escoteiro geralmente precisa improvisar para substituir os utensílios comuns, como as panelas, fogões e talheres. Os alimentos são geralmente feitos diretamente na fogueira, como milho assado, maçã ou banana na brasa, cebolas douradas e o pão do caçador. Esse aprendizado culinário tenta também quebrar o estigma de que os meninos não sabem cozinhar. Nos acampamentos, meninos e meninas sempre dividem as tarefas na cozinha.

Um dos principais componentes para se fazer comida mateira é o papel alumínio. Cozinhar em papel alumínio é a versão moderna de cozinhar em folhas ou argila. É limpo, fácil e sem panelas para carregar ou pratos para lavar. O Papel alumínio é usado para grelhar, cozinhar, fritar, dourar e cozinhar alimentos no vapor. Cozinhar no vapor se faz selando o alimento num envelope de maneira que a umidade não possa escapar. O papel alumínio também pode ser encontrado as caixinhas de leite longa vida. Estas caixinhas podem ser transformadas em uma eficiente panela.

Para improvisar um prato, pode ser usado um nó de bambu grosso cortado ao meio, ou ainda cascas duras de árvores. Já os talheres podem ser substituídos por bambus esculpidos. Com bambu também podem ser feitos palitinhos chineses. Para a conservação dos alimentos, pode ser usada a água corrente de um rio. Alimentos imersos em água corrente podem substituir eficientemente uma geladeira.

Selecionamos as principais receitas da Comida Mateira Escoteira:

Pão de caçador

Ingredientes:
500 g de Farinha de Trigo
1 colher de sopa de Sal
1 xícara de água Morna
1 pacote de fermento Monopol

Coloque em um recipiente a água morna, e dilua na mesma, o sal. Agora, misture o fermento com a farinha. Após isso, faça um monte com a farinha de trigo, cave uma depressão e nela coloque um pouco da água preparada anteriormente, vá mexendo, apertando, colocando mais farinha e água a medida que a mistura vai se transformando em massa. Amasse com paciência e continuidade até que a massa não grude mais nas mãos.

Transforme essa massa embolada em uma tripa da grossura de um dedo e enrole-a num espeto, previamente aquecido. Cozinhe-o em um fogo de brasas, a distância de 10 a 15 cm, girando de tempos em tempos para que asse de todos os lados, lentamente

cc23_receberfog_121
Comida Mateira – Pão de Caçador

Ovo na Laranja

Ingredientes:
Ovos e laranjas

Corte a cabeça da laranja e retire o miolo.Quebre o ovo dentro e leve-ó até a brasa.

0f36c12a56f1b5af3be5f5511b5d3650
Comida Mateira – Ovo na laranja

Ovo no espeto

Ingredientes:
1 ovo e um graveto fino
Faça um pequeno furo nas duas extremidades do ovo com a ponta de uma faca (o furo tem que ser suficiente para o graveto). Depois pegue um graveto fino e coloque nos buracos do ovo, mas cuidado para não derramar, coloque-o na brasa como se fosse churrasco.
espetinhos-de-ovo-cozido
Comida Mateira – Ovo no espeto

Milho a Moda Indígena

Ingredientes :
Milho com palha

Pega-se o milho verde com casca e tudo coloca-se embaixo das brasas de uma fogueira,deixe até a casca ficar preta depois descasque o milho tirando toda a casca preta, e o milho estará cozido pronto para ser servido.

Milho-Assado-958x340
Comida Mateira – Milho a moda Indígena
Fotos: Internet
Edição: Luís H. Fritsch

 

3 Comentários

  • Joyce Carneiro,

    Oii eu sou Lobinha e já fiz 2 dessas receitas

    • Luis Henrique Fritsch,

      Legal Joyce, o que achou das receitas, tem fotos para compartilhar com a gente?

  • Joyce Carneiro*,

    amei d+

  • O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Leitura anterior
    JetBoil Flash – O fogareiro pessoal
    Próxima leitura
    Conheça melhor as mochilas Deuter Aircontact PRO