Chuva, aliada ou inimiga dos aventureiros?

Todos nós sabemos que fazer trilhas e viagens com sol e tempo seco é maravilhoso, as fotos que tiramos ficam incríveis, temos apenas o trabalho de nos hidratarmos e curtir as paisagens. Para muitos aventureiros, o tempo e o clima são fatores muito importantes para uma boa atividade, vou mostrar nesse post outros pontos de vista em relação a chuva, que vão fazer você mudar de opinião!

Digamos que você saia da sua casa com o céu completamente azul e sol forte, você curte todas as atividades sem reclamar de nada, não dá bola se está muito quente, se tem mosquitos ou coisas desse tipo. Por outro lado, se no meio da tarde o tempo fechasse e começasse a chover será que  a atividade seria perdida? A  chuva comprometeria a contemplação da natureza? A chuva impediria a tirada de fotografias? Seria um desastre? Todas esses questionamentos figuram como hipóteses possíveis.

A primeira coisa que é preciso entender, é que o clima não deve mudar a maneira de encararmos a atividade em si. Lembro-me de várias vezes ter programado atividades e ser surpreendido com mudança repentina no clima, e mesmo assim,  realizei as atividades com chuva, e confesso, foram as melhores que fiz até hoje. Você deve estar se perguntando agora, como?

Quando o clima está desfavorável, tudo parece ficar mais complicado, mas isso são coisas que nossa mente cria para nos deixar tristes e nos fazer desistir dos nossos objetivos.

Use o clima desfavorável a  seu favor!

  • Acampe uma vez na vida com chuva torrencial, isso fará você perceber coisas importantes que com o sol quente você não se dava conta;
  • Deixe a chuva molhar seu corpo, assim saberá qual é o melhor jeito de se proteger dela;
  • Caminhe por terrenos pedregosos, com lama e muitas raízes, assim aprenderá  o melhor lugar para colocar os seus pés, mantendo-os firmes;
  • Saiba como captar a água da chuva, isso será muito útil em uma situação de sobrevivência;

Quero dizer com  isso, que você deve se desafiar sempre, aproveitar os dias frios e com chuva no fim de semana, convidar seus amigos e vá para a natureza ou  para um camping estruturado. Assim você poderá testar seus comportamentos e suas técnicas para saber se você tem preparo para combater situações adversas.

Ainda, é importante que se diga que, desenvolver atividades de aventura sob a chuva poderá servir como oportunidade para descobrir se seus equipamentos apresentam defeitos visíveis apenas nessas circunstâncias como, se entra água na barraca, se sua roupa é impermeável, se seu calçado é o adequado, em fim pode lhe ser útil para aprimoramento de conhecimentos úteis.

Se após de passar por maus momentos em climas desfavoráveis e assim mesmo você conseguir sorrir sobre tudo que aconteceu, tenha certeza que com sol será imensamente melhor, e se caso um dia estiver fazendo trilhas por aí e acontecer de o tempo mudar, você estará preparado.

É assim que evoluímos, melhoramos nossa técnica de campismo e de caminhadas, brincando na chuva como quando eramos crianças e achávamos sempre incrível.

Você poderá ler mil posts sobre dicas de como acampar, fazer trilhas e trekking, mas se você não sair da sua zona de conforto e testar,  isso tudo ainda será mera teoria.

Quando receber um convite de atividade, vá de qualquer jeito, sem dar desculpas!

Veja também: O prazer de abrir a porta da barraca!

Texto: Luís H. Fritsch

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous reading
Ambiente selvagem, como achar água!
Next reading
Doença que está causando problemas em viajantes!