A Cascata do Forromeco é um lugarzinho intocado no interior do município de Carlos Barbosa/RS, estando distante aproximadamente 23 km do centro da cidade.

Esse atrativo natural você não encontra nos mapas convencionais ou roteiros turísticos tradicionais, é uma queda de água dentro de propriedades particulares, para acessar a parte de cima ou a parte de baixo é necessário pedir autorização para os moradores locais, nunca acesse nenhum local sem ter a devida autorização.

Como chegar na Cascata Forromeco

Para que você possa entender melhor como encontrar essa cascata, ela está localizada as margens da estrada de terra bem perto da Cascata do Paraíso.

Aos turistas que vem da cidade de Caxias do Sul ou Farroupilha, podem avistar a Cascata Forromeco ao lado da estrada de Terra. Veja no Mapa!

Trilhas do Forromeco

Você deve estar se perguntando, será que existe trilhas que levam até a base dessa Cascata? Não, porém eu encontrei um caminho alternativo com aproximadamente 5km de distância entre ida e volta.

Deixei o carro próximo a Cascata do Paraíso, desci pela estrada de chão até chegar na ultima casa antes da ponte de concreto, por sorte o proprietário Caio se encontrava no local, conversei um pouco e pedi autorização para subir o leito do rio. Caio contou que não existe uma trilha demarcada, porem havia alguns caminhos que eram usados por pescadores da região.

Agradeci a autorização dada por ele e comecei a subir o arroio, encontrei uns caminhos, pequenas trilhas na margem direita, segui por elas e depois resolvi subir via leito do rio, no estilo Aquatrekking.

Este é um destino pertencente ao projeto TrekkingRS em movimento – Trilhas Conectam Pessoas.

Subir via leito de rio é algo complicado, não indico para pessoas sem experiência, isso porque sempre haverá pedras extremamente lisas e soltas em boa parte do trajeto.

Caso você queira ter a experiência com o Aquatrekking, então clique aqui e vem com a gente explorar lugares fora do roteiro turístico tradicional.

Cascata do Forromeco + Cascata do Paraíso
Carlos Barbosa
R$ 120,00
Aquatrekking

Cascata do Forromeco + Cascata do Paraíso

Uma Caminhada Fácil/Moderada ideal para iniciantes com excelente opção para quem quer tomar banho de Cachoeira! E claro, relaxar aproveitando um dia na natureza.

Reserve sua vaga

Conforme fui subindo o arroio, este se transformou em cânion, os paredões começaram a ficar mais altos, o arroio mais estreito e os poços mais fundos, as pedras do leito do rio começaram a ficar maiores, em alguns trechos tive que usar corda, mosquetões e fitas para subir e descer das pedras.

Depois de encarar bons desafios, cheguei até a base da Cascata Forromeco e me surpreendi com a beleza e a energia boa desse lugar. Procurei uma pedra plana para poder deitar, fiquei ali curtindo aquela natureza intacta, comendo meu lanche de trilha e também capturando algumas imagens.

Percorrer esse caminho não é algo recomendado para iniciantes, caso você queira um guia, podemos te acompanhar até a base da Cascata Forromeco.

Caso você seja uma pessoa com experiência em percorrer trilhas selvagens, recomendo levar os seguintes itens para essa trilha:

  • Mochila para carregar seus pertences
  • Roupas leves
  • Calçados confortáveis para trilha
  • Perneira contra cobras
  • Luvas
  • Cordas
  • Fitas
  • Mosquetões
  • Capacete
  • 2L de Água
  • Lanche de trilha

Se você gostou dessas dicas, então compartilha com seus amigos esse novo lugar, não esqueça de nos seguir nas redes sociais, marque a gente no Instagram e Facebook.

0

2 Comentários

  • Diego Rosa,

    Cara, sensacional essa história. Fiquei com uma dúvida: qual o calçado você utilizou para o aquatrekking pelo leito do rio? Pé descalço mesmo?

    0
  • O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Leitura anterior
    Bermudas de Compressão Curtlo BR
    Próxima leitura
    Cascatas do Arroio Jaguar