Com idades entre 28 e 37 anos os grandes Campeões e Campeãs do Circuito Trilhas & Montanhas 2019 são das mais diversas cidades do Rio Grande do Sul. Tem atleta de Teutônia, Dois Irmãos, Gravataí, Garibaldi, Cachoeira do Sul e Rolante.

Conciliando profissões que vão desde professora, operador em indústria gráfica, técnica em prótese dentária, motorista, educadora física até autônomo no ramo de funilaria. Os atletas confessaram que não foi fácil harmonizar suas profissões com faculdade, cursos, estudos, família…; além é claro de todo o treinamento que o Circuito Trilhas & Montanhas 2019 exigiu ao longo deste ano.

Conheça um pouco mais dos atletas Campeões Gerais do CTM 2019 nas distâncias curta, média e longa; a seguir:

DISTÂNCIA CURTA

Campeões
Créditos: Clic Run

A Campeã Geral do Circuito Trilhas & Montanhas 2019, na distância curta foi Camila Backes da Equipe Teutorunners. Natural de Brochier/RS e residindo atualmente em Teutônia, a atleta conquistou seis vitórias (1º Lugar Geral) de 8 etapas que participou.

Camila estreou no Circuito Trilhas & Montanhas, na última etapa do Circuito de 2017 na Comunidade de Linha Eulália, na cidade de Bento Gonçalves. Ela foi a Vice Campeã Geral na distância curta.

“Posso dizer que viver aquela experiência de estreia no CTM até o momento, tão desconhecida, causou um sentimento inexplicável de euforia, elação, alegria…que originou a minha paixão por este esporte.” relembra Camila, sobre a sua estreia.

Segundo a atleta o Circuito Trilhas & Montanhas nos proporciona muito mais do que correr em meio às belas paisagens naturais, ele nos transforma em pessoas melhores, mais humanas, mais humildes. “A experiência que vivi na Comunidade de Linha Eulália na final do CTM de 2017 foi incrível, ímpar e recordo cada detalhe até hoje, passados 2 anos e 2 meses daquele dia. Naquele dia conheci várias pessoas, cujos laços de amizade se perpetuam até os dias de hoje!”

Camila nunca imaginou um dia ser a Campeã do Circuito Trilhas & Montanhas, pois quando iniciou no CTM o desafio era apenas conhecer e descobrir o que lá (nas trilhas) existia e acontecia de tão especial e fascinante que as pessoas comentavam. “Eu tinha essa curiosidade, queria saber, precisava sentir e também me desafiar, superar os meus limites. Foi quando, desde lá (2017), participei de todas as seguintes provas/trilhas do CTM, até agora final de 2019.”

A preparação da atleta para esse ano de competições foi simples, entretanto bem organizada e metódica. Camila e seu marido Daltro (7º Colocado Geral – Distância Curta) elaboraram sozinhos seus treinos, com base nas suas formações acadêmicas de Educação Física. “Treinava 2 vezes por semana (corrida) e malhava. E, como a rotina era bem preenchida com compromissos profissionais, nos restavam os horários mais inusitados. Clima, falta de tempo, cansaço…nenhum desses fatores me impediu de treinar, de “pular” um treino, uma vez que o tempo já era muito restrito e eu buscava por objetivos pessoais.” relembra Camila.

Campeões
Créditos: Clic Run

O Campeão Geral do Circuito Trilhas & Montanhas 2019, na distância curta foi Anderson Boll da Equipe Body&Mind. Natural de Novo Hamburgo e residindo atualmente em Dois Irmãos, o atleta esteve presente nas 8 etapas do circuito.

Anderson estreou no Circuito Trilhas & Montanhas, na primeira etapa do Circuito de 2018 na cidade de Farroupilha, na distância média. “Foi sensacional, minha primeira prova trail e desde então não me vejo mais longe das trilhas!”

Quando questionado sobre ser o Campeão Geral na distância curta, Anderson é rápido em responder, “Nunca me passou pela cabeça algo tão grandioso, até porque foi um Circuito muito disputado, onde grandes atletas do Estado estavam presentes.”

Segundo o atleta, o “segredo” da conquista foram treinos intensos com bastante altimetria e apenas um dia de descanso por semana. “Mas quando se faz o que gosta nada é um sacrifício e sim um prazer de poder evoluir a cada dia.” finaliza Anderson.

DISTÂNCIA MÉDIA

Créditos: Anelise Leite / Clic Run

A Campeã Geral do Circuito Trilhas & Montanhas 2019, na distância média foi Caciane Zonatto Paixão da Equipe Night Runners. Natural de Maravilha/SC e residindo atualmente em Gravataí, a atleta conquistou cinco vitórias de 8 etapas que participou.

Caciane estreou no Circuito Trilhas & Montanhas, na última etapa do Circuito de 2018 na cidade de Rolante, onde obteve a classificação de Campeã (Cat.) na distância média. Porém, ela não tem boas lembranças dessa estreia.

“Não gostei da minha estreia! Senti-me mal, não sabia correr nas trilhas, não tinha tênis adequado, não sabia que tinha que levar reservatório de água[…]. Além disso, não me alimentei direito e me senti mal durante o percurso; mas me senti desafiada a melhorar.”

Em 2019 a atleta começou a treinar com assessoria esportiva da Cooperativa do Corpo e com o professor Alberto Dantas que possui um vasto conhecimento sobre atletismo. “Treinei com assessoria esportiva, segui todas as orientações, não faltei um dia de treino. Segui as orientações de uma nutricionista esportiva e contei com o incentivo de muitas pessoas.”

Mesmo com toda essa preparação Caciane, confessa que correu a primeira etapa do Circuito Trilhas & Montanhas 2019 em Maquiné sem expectativas, apenas queria “pontuar” na sua categoria.

“Durante a prova pensei: essa corrida é para mim! Desenvolvi muito bem, mesmo com toda a lama e subidas. Saí num ritmo fraco, bem atrás de todas as mulheres e ao passar dos quilômetros fui melhorando e nas subidas foi meu diferencial!” relembra a atleta, que após essa etapa continuou treinando ainda mais, pois almejava ser a Campeã!

Caciane chega ao final do ano cansada, mas com a sensação de dever cumprido. Mesmo com um ano desafiador, terminando uma graduação, fazendo TCC, trabalhando e treinando muito. Ela dedicou-se e conseguiu alcançar o seu objetivo! “Sou uma pessoa que se dedica muito ao que faz. Sempre contei com a ajuda da Equipe Night Runners que é um grupo sensacional; e principalmente da ajuda do meu esposo que sempre ‘comprou’ as minhas ideias.” finaliza emocionada a Campeã Geral da distância média.

Campeões
Créditos: Clic Run

O Campeão Geral do Circuito Trilhas & Montanhas 2019, na distância média foi Cleito Maraga da equipe BTR (Bento Trail Runners). Natural de Quilombo/SC e residindo atualmente em Garibaldi, o atleta esteve presente em 6 etapas do Circuito e sempre ficou entre os três primeiros colocados gerais da distância média.

Cleito estreou no Circuito Trilhas & Montanhas, na segunda etapa do Circuito de 2018 na cidade de Tupandi na distância média, foi sua segunda prova, havia feito uma de asfalto anteriormente. “Foi uma prova muito legal para começar no trail! Pois choveu durante todo o percurso, havia muito barro e combinando tudo isso em meio à natureza, foi sensacional!” relembra Cleito.

Nas primeiras provas ainda em 2018, seu único objetivo era concluir. Mas com o passar do ano começou a treinar mais e consequentemente seus resultados melhoraram. Tanto é que conseguiu conquistar pódio geral na edição passada do Circuito Trilhas & Montanhas.

“Após esse feito, percebi que podia ‘brigar’ pelas primeiras colocações no ranking. Quando iniciei no trail run admirava (e ainda admiro) o pessoal das primeiras colocações, e hoje poder estar correndo lado a lado é muito gratificante! Sei que não sou o melhor, mas estou sempre na cola deles, e esse ano ser o campeão geral do ranking, foi muito gratificante!” relembra fascinado o atleta.

Sem assessoria esportiva e sem treinador, Cleito treina por conta própria. “Não sou de treinar muito (mas, nas provas faço sempre o meu melhor), treino de duas a três vezes por semana e faço reforço muscular em academia.”

DISTÂNCIA LONGA

Campeões
Créditos: Clic Run

A Campeã Geral do Circuito Trilhas & Montanhas 2019, na distância longa foi Daiane Dias da Equipe Born Run – Assessoria Online. Natural de Cachoeira do Sul, a Educadora Física foi campeã geral em cinco das 8 etapas que participou.

Daiane estreou no Circuito Trilhas & Montanhas ainda em 2016, na etapa do Trilhas do Morro Gaúcho em Arroio do Meio na distância média (aproximadamente 16 quilômetros). Na época ela era iniciante no trail running, apesar de já ter corrido anteriormente em trilha, não tinha equipamentos apropriados (tênis, mochila de hidratação, bastão…) e também não possuía muita técnica de corrida específica.

“Encarei naquela época as trilhas do Morro Gaúcho na cara e na coragem, focada em terminar. Como já havia feito provas de rua com mais de 20 quilômetros me senti segura para fazer a distância média, mas confesso que em alguns momentos me arrependi, pois é muito mais extenuante que uma corrida no plano.” relembra a grande Campeã Geral do Circuito Trilhas & Montanhas 2019.

Segundo ela, o fato de a prova ser muito bem marcada e possuir pontos de hidratação lhe ajudou a sentir-se mais segura. E no final, apesar do cansaço Daiane se divertiu muito e adorou a experiência!

O segredo para ela ser a Campeã foi simples, muito (mas, muito) treino e dedicação. “Segui as orientações passadas pelo meu treinador, professor Dionatan Simon da Born Run Assessoria Online. Treinei diferentes volumes e intensidades, que variaram de acordo com o período de cada prova, também focamos bastante em treinos com altimetria e procurei conciliar o reforço muscular com a corrida ao longo do ano.”

Outro ponto muito importante nesse ano para a atleta, foi a preparação mental e felizmente ela possui muitos incentivadores, principalmente as meninas do Time Marias da Trilha / Stoneway, que lhe ajudaram muito e não a deixaram desistir frente ao cansaço e a traçar estratégias viáveis que fizeram a diferença em cada prova.

Campeões
Créditos: Clic Run

O Campeão Geral do Circuito Trilhas & Montanhas 2019, na distância longa foi Sidimar Pimentel Saraiva, da Equipe Time Trilhas e Montanhas. Natural de Porto Alegre e residindo atualmente em Rolante, o atleta conquistou cinco vitórias de 7 etapas que participou.

Sidi estreou no Circuito Trilhas & Montanhas, na última etapa do Circuito de 2018 na cidade de Rolante, onde foi Vice Campeão Geral na distância longa. “A primeira prova foi só amor, estrutura impecável, premiação linda e um trajeto extremamente demarcado, com suporte e staffs nos pontos certos. Naquele dia decidi que iria fazer o Circuito Trilhas & Montanhas em 2019!” relembra o atleta.

A participação do atleta no CTM 2019 foi de muita dedicação e planejamento, segundo ele foi um misto de euforia e felicidade. Questionado sobre ser o grande Campeão na distância longa, Sidi comenta “Não posso dizer que não imaginava ser campeão. Pois sempre fui competitivo e com o compromisso firmado com meus patrocinadores eu só podia dar o meu melhor a cada prova.”

Além da competição o atleta destaca com muito carinho e humildade as amizades que fez ao longo do Circuito. “Fiz amigos novos em todas as etapas e reforcei as amizades antigas com muita resenha e confraternização. Foram disputas de tirar o fôlego com pessoas incríveis que mesmo sendo adversários, sempre me mostraram um carinho e respeito lindo, o qual sempre retribui como pude.”

Dentre as sete etapas que participou, Sidi tem um carinho especial pela 2ª Etapa do Circuito Trilhas & Montanhas 2019, que ocorreu na cidade de Farroupilha, mais propriamente dito Linha Muller – Salto Ventoso. Mesmo ficando com a 10ª colocação geral (distância longa), ele destaca que foi ali onde mais sentiu o verdadeiro espírito do trail.

“No Salto Ventoso senti e vi companheirismo, respeito, amizade e muita motivação de quem estava ali para ganhar de mim. Foram 9 atletas que me ultrapassaram e desses, oito queriam saber como eu estava e se precisava de algo. Para mim isto foi incrível, pois era somente a segunda etapa e eu não era ninguém em meio a multidão.” relembra emocionado o campeão geral do CTM 2019, na distância longa.

O amor pelo trail running e pelo Circuito Trilhas & Montanhas é unanimidade entre os seis atletas. Pois o CTM desde sua origem no ano de 2012, proporciona aos seus participantes muito mais do que correr em meio às belas paisagens do Rio Grande do Sul, o CTM “nos transforma em pessoas melhores, mais humanas, mais humildes…” como Camila Backes citou em sua entrevista.

E para 2020 o Circuito Trilhas & Montanhas já possui calendário definido! Confere aí e se programe…

Campeões

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitura anterior
Isolante térmico EGG Naturehike
Próxima leitura
Valor R em isolantes térmicos de camping